Este texto tem a pretensão de ser simples e complexo.
Minha intenção é orientar os leitores a como evitar a desinformação e furar a bolha informacional.
Ao final, você encontra algumas referências que te levam a conteúdos mais profundos sobre a sociedade da informação, as tecnologias e o Direito, onde o tema Informação também é bastante explorado.
Estamos em um ano eleitoral e muito se fala em fakenews, mas é preciso se preocupar também com a desinformação.
Vamos ao texto!
Começarei pelo algoritmo, responsável por tudo que vemos na Web. Para entender o que é um algoritmo, farei uma analogia simples com uma receita culinária para fazer uma torta.
A quantidade de ingredientes são os dados de entrada para a receita (input), as orientações de como misturar os ingredientes são as instruções lógicas e o produto final é o resultado de como você seguiu as instruções (output).
Quando um algoritmo (sequência de instruções lógicas) é criado, seus objetivos são definidos previamente e suas instruções lógicas seguem na direção do resultado a ser atingido. No caso, criar uma receita culinária para resultar em uma torta.
O exemplo é simples, mas podemos imaginar pratos complexos e instruções com inúmeras linhas sendo criadas para receitas sofisticadas, não é mesmo?
Agora, imagine um algoritmo sendo usado para compreender as buscas que você faz a todo o momento, combiná-las com seus dados pessoais nas redes sociais e resultar em uma compreensão sobre seus interesses e suas preferências políticas, sexuais, profissionais etc.
Entenda que cada player na Internet possui os seus algoritmos guardados a sete chaves. Muito difícil entendermos exatamente como funcionam. Por exemplo, o Google, Facebook, LinkedIn e outros gigantes, armazenam dados sobre suas preferências o tempo todo.
O que acaba determinando quais os resultados que você verá em uma busca, são os algoritmos do buscador que você estiver utilizando.
Isso significa que o algoritmo leva em consideração quem você é a partir dos dados que ele já possui sobre você, combina esses dados e te apresenta como resultado aquilo que faz mais sentido de acordo com suas preferências.
Assim se forma a bolha informacional. Vamos entender o que é como furá-la.
Você sabia que ao fazer uma pesquisa em um buscador, cada internauta vê um resultado diferente? Sim, você vive em uma bolha informacional.
O que é uma bolha informacional? “É um ambiente, especialmente online, em que as pessoas são expostas apenas a informações e opiniões que confirmam aquilo em que já acreditavam. A bolha informacional é um viés construído pelos algoritmos a partir de nossos hábitos e pesquisas na internet.” – (2)
Uma vez que os algoritmos estão “viciados” em seu comportamento, uma bolha começa a se formar e você passa a ver apenas o que aparentemente faz sentido para você, empobrecendo o resultado e criando um viés em torno daquele tema. Os algoritmos “sem querer” reforçam sua opinião e não mostram opiniões contrárias. E assim provocam um “filtro-bolha”, ou seja, a desinformação.
Desinformação não é a mesma coisa que Fakenews.
Quando você vê o resultado de uma busca, você está sendo poupado de informações contrárias ao seu pensamento, mas não está sendo enganado. Está formando uma falsa ideia da realidade, pois ela é parcial e tendenciosa, de acordo com o seu perfil, mas não necessariamente essa informação é falsa.
Segundo o norte-americano Eli Pariser (3 e 4), para explicar o chamado “filtro bolha” – o potencial que a personalização algorítmica tem de impedir que as pessoas convivam com uma diversidade de pontos de vista e conteúdos – é preciso furar o filtro=bolha, mas como??
Existem algumas formas de furar a bolha informacional, confundindo os algoritmos e modificando os resultados de busca para ampliar sua visão crítica e suas reflexões sobre o tema que está buscando.
Seguem algumas dicas para desktop e celulares:
> Modifique seu estilo de busca ou buscar algo contrário ao que você está acostumado a busca acaba “confundindo os algoritmos e ampliando os resultados da busca;
> Limpe os Cookies. Cookies são pequenos arquivos criados por sites visitados e que contêm informações que identificam o visitante;
> Limpe o histórico de navegação eliminando rastros de suas pesquisas;
> Utilize uma janela anônima para pesquisar. (Ctrl + Shift + n, no Windows e Chrome);
> Bloqueie anúncios baseados em seu histórico. Sempre!
Este tema faz parte de meus estudos em minha capacitação como Educadora Midiática. Desejo que tenha sido útil e esclarecedor para você. Multiplique à vontade e siga estudando o tema!
Referências
1)Canal Educamidia Youtube – EducaMidia – YouTube;
2) Glossário Educamidia – Glossário | Educamídia;
3) PARISER, Eli – O Filtro Invisível: O que a internet está escondendo de você.- O filtro invisível: O que a internet está escondendo de você | Amazon.com.br;
4) PARISER, Eli – Cuidado com as “bolhas de filtro” online – Eli Pariser: Beware online “filter bubbles” | TED Talk;
5) PEDROSA, Clara B. ; BARACHO JÚNIOR, José Alfredo de Oliveira. Algoritmos, bolha informacional e mídias sociais: desafios para as eleições na era da sociedade da informação. REVISTA THESIS JURIS , v. 10, p. 148-164, 2021. > Algoritmos, bolha informacional e mídias sociais: desafios para as eleições na era da sociedade da informação | Pedrosa | Revista Thesis Juris